15 setembro 2006

TRABALHO EM EQUIPE

Gurus e marqueteiros; especialistas e pragmáticos; muitos se dedicam a publicar e promover os caminhos para as vitórias pessoais. Líderes são alçados às elites dirigentes após experiências bem sucedidas à frente de suas equipes e organizações. Ainda não se apurou a fórmula para o sucesso dos empreendimentos humanos, nem se traçou estrada definitiva para resultados duradouros.
Sabe-se que o reconhecimento dos esforços e habilidades das pessoas é uma das atitudes de líder, capaz de multiplicar o potencial existente. Também é verdade que planejamento, controle e aperfeiçoamento das ações são instrumentos clássicos de gestão, contidos nos livros texto de administração.
Mas a mais complexa e desafiadora característica de uma organização vencedora é o trabalho em equipe. Uma verdadeira equipe não se forma pela localização geográfica, pelo grau hieráquico ou pela estrutura organizacional. A construção do comprometimento coletivo, do respeito à ética, do melhor aproveitamento das individualidades e da união de esforços, é resultado um movimento amplo, desenvolvido por líderes e liderados. A confiança dos membros da equipe em si mesmos realimenta a força do grupo para novos desafios. As atitudes disseminadas e praticadas no cotidiano dão credibilidade ao sentido de solidariedade operativa que leva aos resultados desejados.
Empreender ações efetivas, definir objetivos claros e correções de rumo adequadas são ingredientes importantes de um grupo vencedor. Não existem mágicas. Praticar o básico, adotar o simples pode ser muito eficiente. Principalmente quando as pessoas são protagonistas, e não meros espectadores em seu ambiente profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FORÇA DO POVO