28 outubro 2007

MUNDO CORPORATIVO


O mundo corporativo é uma criação da sociedade moderna.

Externo ao mundo real, o mundo corporativo tem leis próprias que não são escritas, valores que não estão explícitos, lugares que não se conhece.

No mundo corporativo as pessoas estão expostas a reações surpreendentes, a ilações desconectadas com a realidade dos fatos, a emoções atípicas para despojamentos raros.

Bondades são obscurecidas pelas entranhas burocráticas, crueldades são revestidas de “razões estratégicas”, relacionamentos são instrumentalizados para ambições mesquinhas.

Adultos carecem de maturidade na convivência com superiores, que se embriagam na acidez de solitárias decisões.

Concepções e princípios são superados pela ansiedade monetária e pela imediaticidade das quantidades.

Integridade e humanidade padecem sob a rigidez das prioridades e sob o império da impessoalidade.

Sobreviver no mundo corporativo requer força pessoal abundante, que se exprime na liberdade de pensar, na iniciativa de fazer e na nobreza de transigir.

São fortes os que deixam prevalecer sua condição humana, desafiando a sedução dos aplausos e manipulações das aparências.

E constroem para si e para os que os rodeiam uma nova atmosfera de convivência ética que por si só inspira resultados sustentáveis.

A possibilidade da existência no mundo real e no mundo corporativo, abolindo os papéis superficiais e revelando a personalidade íntegra, é um caminho para o fim das esquizofrenias contemporâneas, que transformam os ambientes de trabalho em pesados fardos.

Então esse mundo paralelo estará superado por uma realidade promissora em que ética, humanidade e desenvolvimento econômico prosperarão unidos.

2 comentários:

  1. Anônimo4:56 PM

    O seu mundo corporativo, também poderia ser chamado de mundo cor-de-rosa!! Prevalecer ética e qualquer outro conceito positivo só se for a base de muito desgaste emocional...

    Eu sei que mesmo na selva as flores lindas desabrocham... mas, esse discurso virou piegas e demodê!! Eu só queria ter a mesma luz das suas palavras... de qualquer forma é reconfortante...

    saludos..

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:57 AM

    Fialho,
    Bacana o seu desejo, rapaz. Sabe, tendo começado a trabalhar há pouco tempo nesse mundo à parte, muitas vezes tenho a mesma impressão, de nele haver somente mesquinhez e falsidade. Resistamos! Pois acho que vale a pena, e que se pode ter sucesso assim também.

    Abraço,
    Douglas

    ResponderExcluir

A FORÇA DO POVO