06 maio 2012

EMPREENDEDORISMO

A educação é um poderoso instrumento de construção de um futuro melhor para o país, ninguém discorda. Para a tarefa secular de produzir prosperidade no país não podemos prescindir de certas características, que devem ser adotadas pela população que pensa, trabalha e administra esse desenvolvimento.

O empreendedorismo é uma dessas características indispensáveis. Trata-se de criar oportunidades a partir das pessoas, dos bens naturais e da infraestrutura disponível. Requer disponibilidade pessoal, visão e capacidade de inovar. São habilidades que podem ser desenvolvidas, estimuladas na formação curricular, incentivadas pelo Estado.

A destacar a constatação de que quando falamos de empreendedorismo, não nos referimos apenas àquela ação originada na iniciativa privada, que move as empresas e os empreendedores individuais.

O empreendedorismo é útil e necessário em todos os setores e atividades da sociedade. A atitude empreendedora mobiliza pessoas e recursos na gestão pública, no terceiro setor, nos mais variados segmentos.

Exemplos disso emergem nas mais distantes comunidades, sem quaisquer combinações entre elas. Prefeituras que promovem os produtos característicos dos municípios, diretores de escolas que apresentam trabalhos diferenciados em suas escolas com os mesmos recursos das demais, entre tantos outros exemplos que tomamos conhecimento frequentemente.

São agentes de transformação, que empenham energia e criatividade para oferecer a sociedade produtos de maior valor agregado e serviços públicos de melhor qualidade.

O empreendedorismo não combina com mesquinhez, com apego a ideias preconcebidas, com isolamento da comunidade global, com vantagens obtidas através de custos para a coletividade. Ética, solidariedade e respeito à diversidade enriquecem a cultura empreendedora e semeiam melhores condições para a prosperidade.

Há amplo espaço para que o empreendedorismo se desenvolva. Somos um país rico em recursos naturais, privilegiado em sua complexa multiplicidade de raças, e repleto de carências, cujos impactos afetam as mais primárias condições de sobrevivência em algumas regiões.

Temos problemas abrangentes nas áreas da saúde, educação infantil, segurança, infraestrutura, habitacional, agrícola, e muitos outros. Em todos eles, pessoas, entidades não governamentais e lideranças políticas já deram exemplos de que é possível inovar, transformar, construir novas realidades.

O desafio é disseminar essas experiências, fomentando na sociedade o valor das lideranças individuais colocadas a serviço dos resultados coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FORÇA DO POVO