07 dezembro 2012

BRASIL: COMPORTAMENTO CIDADÃO

 
            O que os meus amigos esperam refletir quando se dão conta que o Estado, o governo eleito, o Poder Judiciário e os representantes no Congresso constroem uma teia de cumplicidade e condescendência com a corrupção, com o tráfico de influência, com o loteamento de cargos públicos, com a apropriação dos recursos públicos?
 
            É minha intenção acalentar sonhos de evolução ética nos hábitos das pessoas, na conduta dos governantes, na integridade dos julgadores, na participação cidadã da sociedade, em cada núcleo social, familiar, corporativo ou sindical.
 
            Desafio-me a acreditar no futuro, em que pese a constatação de que nossos passos são curtos, nossas iniciativas de desenvolvimento sociocultural são modestas, nosso entusiasmo com a prevalência da solidariedade sobre o individualismo desfalece ao primeiro obstáculo.
 
            Urge sairmos da inércia, não para nos rebelarmos ou para reivindicarmos de outrem que adotem as posturas desejadas, mas para que nós sejamos exemplos coerentes e persistentes de uma convivência harmônica entre as pessoas de todas as classes, raças e opções políticas, preservando, sobretudo o bem comum.
 
            Um futuro melhor só será construído a partir das ações do presente, desde que fundadas na ética, na preservação dos valores humanos, no compromisso com o que é público, na promoção do desenvolvimento solidário e responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FORÇA DO POVO